Estamos com um projeto na escola com o tema: ERRADICAÇÃO AO TRABALHO INFANTIL.
Muitas atividades como : interpretação de texto, produção textual, entrevistas, poemas, cartazes, banner, teatro, música, histórias em quadrinhos, enfim uma grande mobilização sobre o tema.
Infelizmente hoje o trabalho infantil é uma realidade, crianças deixam a escola para exercerem atividades que complementam a renda familiar.Todos os dias, quando passamos pelos centros urbanos e rurais nos deparamos com um triste fato da realidade. Crianças que ao invés de estarem na escola estão trabalhando, muitas vezes para sustentar os próprios pais. São trabalhos enfadonhos e mal remunerados, como vendedores de cocos, picolés, balas e jornais. coletas no lixão. Também há engraxates e vigias de carros. Nos dias atuais o que leva as crianças a trabalharem é a realidade econômica do país, que não fornece condições para que as famílias empobrecidas mantenham seus filhos na escola, obrigando-os a contribuírem com o orçamento doméstico como forma de garantia da sobrevivência de toda a família.
Essas vivências podem ser prejudiciais, pois antecipam o que cada fase de desen-volvimento prepara para cada um. Para a criança, é importante o brincar, o sociabilizar e o estudar.
Muitas famílias incentivam seus filhos a trabalhar desde cedo. Elas não vêem os esforços das crianças como um trabalho, mas sim como uma ajuda na renda familiar. Para alguns pais, as crianças de baixa renda que trabalham estão salvas de vícios e da marginalidade.
Devido ao cansaço e a falta de tempo para estudar, muitas crianças abandonam a escola inúmeras vezes e amargam sucessivas reprovações. Isso causa uma defasagem da criança em relação à série cursada e até mesmo o abandono dos estudos. Elas se tornam adultos com baixo grau de escolaridade, o que reduz as chances de ter um bom emprego.Abaixo algumas fotos do projeto.
APRESENTAÇÃO TEATRO NA ESCOLA SOBRE O TEMA
PESQUISA SOBRE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

IMAGEM PICASA

ENDEREÇOS INTERESSANTES PARA PESQUISAS

Nenhum comentário:
Postar um comentário