terça-feira, 30 de outubro de 2012

NÃO DESISTA DE SEUS SONHOS....

VOCÊ TEM VALOR!!!!!

Infelizmente, existem pessoas que valorizam somente aquelas que lhe podem ser úteis.

Nunca se sinta desmotivado (a) e sem valor. 

Nunca deixe as pessoas te colocarem para baixo. Elas, por mais cultas que sejam, ou por terem uma posição elevada em qualquer campo da sociedade, não são melhores que você.

"O hipócrita com a boca destrói o seu próximo, mas os justos se libertam pelo conhecimento." (Provérbios 11:9)

Nunca deixe que a palavra de pessoas assim entre no seu coração. Rejeite toda a palavra desmotivadora que elas falarem sem discutir, mas, no silêncio do coração, porque as palavras que põem para baixo vêm do mal e não de Deus, porque a palavra de Deus levanta. Seja seguro e bem definido em sua personalidade.

A palavra de Deus diz em Provérbios 18.21 que: “A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto. “

Nossas palavras devem edificar e não destruir, isso não quer dizer que não sejamos sinceros, mas tudo o que sai de nossa boca deve ser dito com sabedoria e amor, para o crescimento da outra pessoa. A sinceridade é ótima, mas há formas de dizer, com educação e sutileza, sem grosseria para não chegar ao ponto de ofender o outro.

"O que despreza o seu próximo carece de entendimento, mas o homem entendido se mantém calado." (Provérbios 11:12)

Quando as pessoas não dão valor para você e nem para o que você faz, saiba que existe alguém mais importante na vida, que te valoriza muito. Esse alguém é Jesus. Ele te quer bem. Ele é o amigo verdadeiro de todas as horas e não faz acepção de pessoas. Não importa o que você fez. Ele te perdoa e te ama.

Talvez ultimamente você tenha se sentido desprezado (a) e sem valor. Saiba que essas pessoas que não te valorizam e o que você faz, é porque elas são pobres de espírito e do amor de Deus. Acham que são alguma coisa, mas na verdade nada são. Só sabe valorizar o próximo aquele que têm o amor de Deus.

‘...Ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei...”1 Coríntios 13:1-3

Muitos falam de Jesus e dizem ser de Deus, mas se não têm amor para respeitar e valorizar os demais, na verdade não têm nada de Deus, pois o que caracteriza a essência de Deus em uma pessoa é o amor ao próximo.

É muito fácil escrever livros falando de Jesus e pregar o evangelho. Difícil é negar a si mesmo e praticá-lo

“Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.” 1 João 4:8

“Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus.”1 João 3:10

Aquele que fala de Jesus, mas não pratica o amor é comparado com sino que só faz barulho.

Cada ser humano tem o seu valor. É criatura única do nosso Criador. E mesmo tendo diferenças deve ser respeitada. Devemos amar e valorizar cada ser, assim como o Senhor Jesus nos ama e nos valoriza.

Como podemos dizer que amamos a Deus que não vemos se não amamos aos nossos semelhantes a quem vemos?

Devemos ter a capacidade de amar, respeitar, e de fazer sempre o bem sem olhar a quem e sem esperar nada em troca. Assim como o Senhor Jesus se deu por todos, mesmo estando todos alheios à sua vontade.

“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei...” (1 Coríntios 13:1-3)

Hoje em dia uma das tarefas mais difíceis de cumprir é obedecer o segundo mandamento que é: amar ao próximo como a si mesmo

"Se alguém disser: Amo a Deus, e aborrecer a seu irmão, é mentiroso; porque aquele que não ama a seu irmão a quem vê, não pode amar a Deus a quem não vê." (1 Jo 4:20 )

Mas, o orgulho e a arrogância não deixam as pessoas perceberem que nem sempre os seus conceitos são os certos.

Paula Ricci

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

GAMES E DECISÕES

Games ensinam a tomar decisão e resolver problema
Porvir - O Estado de São Paulo - 26/10/2012 - São Paulo, SP
Apesar de ainda não serem muito compreendidos por alguns pais e educadores, os games ajudam estudantes a desenvolver habilidades relacionadas à tomada de decisões, entendimento de regras, capacidade de resolução de problemas, raciocínio rápido, estratégia, antecipação e perseverança. A especialista em jogos educativos inovadores, Samara Werner, defendeu as vantagens dos games no processo de aprendizagem durante a Série de Diálogos o Futuro se Aprende sobre Tecnologias na Educação, promovida pelo Instituto Inspirare, Porvir e pela Fundação Telefônica.
Formada em engenharia eletrônica, com experiência em desenvolvimento de softwares, Samara direcionou sua carreira para a área de educação. Hoje é diretora executiva da Tamboro, empresa que desenvolve soluções educativas inovadoras por meio de games. Defensora da escola, Samara acredita que é possível aprimorar a educação com o uso das tecnologias. “A escola é o espaço que universalizamos. A questão é como vamos reconfigurar essa escola com os atores que já existem nela, para que ela possa dar resultados melhores”, diz.
Samara cita pesquisas publicadas recentemente em matéria do jornal O Globo que concluem que 35 milhões de brasileiros jogam na rede. “Ou seja, 20% da população brasileira tem hábito de jogar”. Segundo ela, os games habitam principalmente o universo dos mais jovens e têm um poder de mobilização, encantamento e envolvimento. Utilizados no universo educacional, podem ser muito úteis, tanto para o estudante quanto para o educador.
A especialista assegura que, em contraposição ao sistema de ensino tradicional, os jogos têm foco não somente no conteúdo a ser transmitido, mas também no desenvolvimento de outras habilidades. “Quando um aluno toma decisões na escola para sua trajetória? Ou ela já vem posta? No jogo, a cada segundo são colocados novos desafios e é necessário tomar decisões muito rapidamente, o que exige raciocínio lógico, estratégia e antecipação”, afirma. Os estudantes também passam a entender regras. “Seguir instruções parece chato, mas no jogo não é. Todos os games têm regras e os alunos as seguem com muita vontade”, completa. Os games também despertam o desejo de “conquistar todos os níveis”, ou seja, continuar aprendendo, ao invés de simplesmente passar na prova.
Já para o professor, as plataformas oferecem estatísticas de desempenho dos alunos, suas dificuldades e habilidades diferenciadas. Isso também favorece a tão desejada personalização da aprendizagem, que tem sido amplamente discutida por especialistas em educação. “O jogo tem a personalização na sua essência”, avalia Samara. A experiência de cada jogador é diferente e traduz o nível de aprendizagem e desenvolvimento de cada um.

DEFICIÊNCIA






São somente aqueles que possuem determinadas deficiências, tipo auditiva, cegueira, mental, etc.?
Engana-se quem pensa assim, pois, quantas pessoas: possuem uma audição perfeita e não fazem questão de escutar o que seu próximo tem a lhe dizer; possuem uma visão extraordinária, mas não quer enxergar o que as pessoas tem a lhes mostrar; é mentalmente sã, mas agem com extrema deficiência.
 

Esses deficientes esquecem: que escutar palavras que invade nossa alma é tão sublime, que pode ser inesquecível, que a vida nos da a oportunidade de poder manifestar nossos sentimentos e emoções através de nossos olhares e para isso, temos que estar mentalmente aberto e deixemos que fluem o que realmente nosso coração deseja expressar, portanto deixemos de ser DEFICIENTES por ignorância, e nos espelhamos naqueles em que Deus trouxe ao mundo para nos transmitir amor, paz e perseverança através de suas deficiências.

 

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

CRIANÇA NÃO DÁ TRABALHO, DÁ FRUTOS......

6 jovens que estão mudando o mundo pela educação
Patrícia Cruz, do Portal Porvir - O Estado de São Paulo - 24/10/2012 - São Paulo, SP
O mundo hoje torce pela recuperação da jovem paquistanesa Malala Yousafzai, 14, que sofreu neste mês um atentado enquanto ia para a escola por defender o direito do acesso das meninas à educação. O caso de Malala mobilizou autoridades, políticos e gente comum, que tem compartilhado sua foto nas redes sociais. A boa notícia é que a moça não está só. Como Malala, há muitos jovens que estão transformando, cada um a sua forma, o seu entorno pela educação. Alguns, inclusive, estão indo muito além de mudar a realidade local. O Porvir mapeou alguns desses casos de pequenos empreendedores de mentes brilhantes. Confira!
1. Malala Yousafzai, 14
A menina que só queria poder estudar
Malala é uma jovem paquistanesa que, desde muito nova, ficou conhecida por seu ativismo em favor da educação das meninas no distrito de Swat, dominado pelo talebã. Em 2009, então com 11 anos, ela começou a escrever um blog para a BBC em que relatava as dificuldades de viver em uma região onde a violência era algo normal. Na mesma época, o jornal The New York Times produziu o documentário Class Dismissed (Aula Cancelada, em livre tradução), em que mostrava a menina e sua família às vésperas da escola onde estudava ser fechada pelos extremistas. No vídeo, ela e seu pai falam do sonho que a jovem tem de ser médica e de seu medo de ser obrigada a parar de estudar.
Em 9 de outubro, Malala sofreu um atentado enquanto ia para a escola. A van em que estava com outras meninas foi interceptada por homens armados e ela foi atingida por tiros no ombro e na cabeça. A menina foi levada às pressas para um hospital local em estado crítico e, tão logo suas condições de saúde permitiram, ela foi removida para a Inglaterra. O talebã confirmou a autoria do ataque e reafirmou que segue com sua intenção de matar Malala e seu pai. Apesar disso, a parte boa é que, segundo a imprensa britânica, o estado de saúde da garota ainda inspira cuidados, mas ela apresenta melhoras consistentes e já consegue ficar de pé. Uma legião de pessoas tocadas pelo que aconteceu com ela tem compartilhado sua foto e sua história nas redes sociais.
2. Brittany Wenger, 17
A jovem que ajudou a diagnosticar o câncer
A norte-americana Brittany Wenger, 17, criou um programa de computador que ajuda os médicos a detectarem câncer de mama. A jovem levou dois anos para concluir suas pesquisas e, em julho, foi a vencedora do 2o Prêmio Google de Feira de Ciências, que condecora pesquisas de jovens cientistas de todo o mundo. Pelo programa, os médicos podem inserir características das células doentes (como aparência, tamanho e espessura) e o app aponta sua probabilidade de malignidade. “Tive casos de câncer na família, especificamente câncer de mama”, diz a jovem à emissora norte-americana ABC. Brittany quer continuar seus estudos e se tornar médica oncologista pediatra. No mesmo vídeo, sua mãe conta que, desde pequena, a menina é questionadora. “Quando ela tinha 3 ou 4 anos, ela sempre perguntava o porquê das coisas. As pessoas diziam que ia passar. Hoje ela tem 17 e continua perguntando.”
3. William Kamkwamba, 25
O menino que dominou o vento aos 14
William Kamkwamba hoje tem 25 anos, mas seus feitos começaram quando ele ainda tinha 14 no Maláui, no sudoeste da África. Em sua TED Talk de 2009, o rapaz conta que seu país sofreu com uma fome muito forte em 2001. Naquele ano, sua família, que vivia de plantar milho, só comia uma vez por dia; ele e seus irmãos desmaiavam com frequência de fraqueza. “Eu olhei para o meu pai e para aqueles campos secos e aquilo era um futuro que eu não podia aceitar”, diz ele.
Mal tendo como sobreviver, seus pais não puderam arcar com as despesas da educação de William, que precisou deixar os estudos. “Mas eu estava determinado a fazer o que fosse possível para nunca parar de estudar”, afirmou. Ia à biblioteca local e lia livros, especialmente de ciências. Em um deles, viu o desenho de um moinho de vento e descobriu que aquela estrutura era capaz de bombear água e gerar eletricidade. Ele buscou os materiais de que precisava em um ferro-velho. “Eu consegui construir minha máquina”, disse o rapaz que, com sua engenhoca feita com partes de bicicleta, canos de PVC e um ventilador de caminhão, conseguiu levar luz à casa de seus pais. “As pessoas faziam fila na porta de casa para carregar seus celulares”, contou.
A história do menino que dominou o vento foi contada na biografia “The boy who harnessed the wind” e inspirou uma onda de outros projetos pela África que buscam levar energia elétrica a lugarejos afastados a partir de mecanismos simples.
4. Daniel Burd, 16
O menino que descobriu bactérias que comem plástico
O trabalho de escola do canadense Daniel Burd, 16, fez a ciência refazer as contas. Sua descoberta transformou os milhares de anos necessários para decompor plástico em apenas três meses. O jovem fez um experimento em que misturava lixo, água e plástico e deixou o tempo agir. Ele percebeu que o plástico estava, de fato, se decompondo muito mais rapidamente que pelo curso natural. Refez o experimento em outros meios e temperaturas e viu que o processo se repetia. Analisando o material, Daniel identificou que as responsáveis pela ação eram duas bactérias.
5. Isadora Faber, 13; e 6. Martha Payne, 9
As meninas que denunciaram suas escolas
A brasileira Isadora Faber, 13, criou a página Diário de Classe no Facebook e virou um fenômeno na internet. A menina começou a usar a rede para denunciar os problemas de sua escola, em Florianópolis. Ela tirava fotos de fios soltos e desencapados, portas quebradas, ventiladores que não funcionavam. A página virou um sucesso instantâneo e hoje tem quase 350 mil apoiadores.
Isadora conta que sua inspiração para criar a página foi a escocesa Martha Payne, 9, que montou o blog NeverSecond para reclamar da qualidade da merenda de sua escola. Com o sucesso da brasileira, muitos outros diários de classes surgiram pelo Brasil e hoje Isadora lidera movimentos em prol da qualidade da educação pública no Brasil.

O CONHECIMENTO DA PALAVRA

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

ENSINO INFANTIL

Escola bilíngue e sustentável é tendência de ensino infantil
Agência Hélice - Terra Educação - 24/10/2012 - São Paulo, SP
Preocupadas em se abrir para o mundo e atender a demanda da sociedade por sistemas educacionais que valorizem o ensino de idiomas, além de questões ambientais, as chamadas `escolas do século XXI` têm adotado práticas acadêmicas ligadas ao conhecimento de uma segunda língua e também à sustentabilidade, especialmente para o público infantil.
Em plena expansão no Brasil, devido ao crescimento acelerado da globalização e aos discursos que tratam da importância do ensino de outros idiomas e de preservação do planeta, o ensino bilíngue e ecologicamente correto já virou tendência e um importante diferencial na formação acadêmica da garotada.
`O conhecimento de um novo idioma e até mesmo de noções de preservação do meio ambiente, se colocado de maneira natural e instigante, pode contribuir para o desenvolvimento de crianças, deixando-as mais curiosas e interessadas a lidar com novos saberes`, analisa Mônica Fernanda Botiglieri, pedagoga, mestre em Educação e professora da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).
Escola de dois idiomas
De forma geral, cada colégio tem uma metodologia acadêmica diferente. Alguns se propõem a ensinar outro idioma tendo desde o início o português como foco e outros oferecem às crianças uma imersão exclusiva na segunda língua, para só começar a usar o português na fase da preparação para a alfabetização. `No mercado, há uma variedade dos idiomas trabalhados por esse tipo de instituição. A maioria se divide entre o inglês, espanhol e alemão, mas no caso da educação infantil, as mais divulgadas são as escolas português-inglês`, informa a mestre.
Embora muitos pais queiram logo que seus filhos tenham contato com uma nova língua, alguns não veem esse novo perfil de escola com bons olhos por temerem que a exposição a novas culturas atrapalhe o aprendizado infantil. `A interferência negativa do bilinguismo pode existir caso o trabalho da instituição não seja realizado de maneira natural e tranquila, especialmente para as crianças muito pequenas. Além disso, é preciso que sejam respeitados os momentos em que a língua materna será utilizada, fomentando um ambiente que estimule o aluno, sem traumas e estigmatizações acerca daquele que `fala errado` ou `fala certo``, ressalta Mônica.
Apesar de ouvir a garotada conversar sem problemas com estrangeiros seja uma satisfação impagável para muitos papais e mamães corujas, o diferencial de um segundo idioma na educação dos pimpolhos tem seu preço: o valor das mensalidades varia de R$ 900 a R$ 3 mil, dependendo da escola e da série em que o aluno for matriculado.
Sala de aula sustentável
Importante vertente da filosofia ecologicamente correta, as escolas que investem no ensino de questões ligadas à preservação ambiental também têm feito sucesso no cenário educacional brasileiro. Transmitidas às crianças logo no primeiro ano de idade, as práticas de sustentabilidade - quando não se limitam a projetos de plantação de mudas e à reciclagem - têm o poder de estimular na criançada boas práticas não só na sala de aula, mas também no convívio familiar.
`Com inserções de bons hábitos ambientais, como o não desperdício de água e o direcionamento correto do lixo, em brincadeiras e atividades lúdicas estimulantes, essas instituições ajudam a formar cidadãos mais conscientes, que mais tarde irão refletir criticamente e participarão ativamente da sociedade em que vivem`, analisa Mônica.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

O CACHORRINHO

Diante de uma vitrine atrativa, um menino pergunta o preço dos filhotes á venda.
“Entre 30 e50 reais”, respondeu o dono da loja.
O menino puxou uns trocados do bolso e disse;
Eu só tenho 2,37 reais, mas eu posso ver os filhotes? 
O dono da loja sorriu e chamou Lady, que veio correndo, seguida de cinco bolinha de pêlo. Um dos cachorrinhos vinha mais atrás, mancando de forma visível. 
Imediatamente o menino apontou aquele cachorrinho e perguntou;
O que é que há com ele? O dono da loja explicou que o veterinário tinha examinado e descoberto que ele tinha um problema na junta do quadril, sempre mancaria e andaria devagar. 
O menino se animou e disse: Esse é o cachorrinho que eu quero comprar!
O dono da loja respondeu: Não, você não vai querer comprar esse. 
Se você realmente quiser ficar com ele, eu lhe dou de presente.
O menino ficou transtornado e, olhando bem na cara do dono da loja, disse:
Eu não quero que você o dê para mim.
Aquele cachorrinho vale tanto quanto qualquer um dos outros.
Na verdade, eu lhe dou 2, 37 reais agora e 0, 50 centavos por mês, até completar o preço total. O dono da loja respondeu: Você não pode querer realmente comprar este cachorrinho. Ele nunca vai poder correr pular e brincar com você e com os 
Outros cachorrinhos Ai o menino abaixou e puxou a perna esquerda 
Da calça para cima, mostrando a sua perna com um aparelho para andar.
Olhou bem para o dono da loja e respondeu:
Bom, eu também não corro muito bem e o cachorrinho vai precisar de alguém que entenda isso.
Muitas vezes desprezamos as pessoas com as quais
Convivemos diariamente, simplesmente por causa dos seus defeitos quando na verdade, somos tão iguais ou pior que ela e sabemos que essas pessoas precisam apenas de alguém que as compreenda; ou ainda, na condição do cachorrinho, nos esquecemos que encontraremos um menino.

Autor que eu desconheço

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

NÍVEL SOCIOECONÔMICO E NOTAS NO ENEM

Nível socioeconômico é responsável por 80% da nota de escola no Enem, aponta estudo da USP
Valéria Dias - Da Agência USP de Notícias - UOL Educação - 18/10/2012 - São Paulo, SP
A renda familiar, a escolaridade dos pais e outros fatores socioeconômicos explicam 80% da média das escolas com mais de 10 alunos prestando o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os outros 20% podem ser creditados ao mérito da própria escola.
Esses resultados foram obtidos pelo pesquisador Rodrigo Travitzki, doutorando da Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo) ao analisar dados do Enem dos anos 2009 e 2010 para sua pesquisa de doutorado. O objetivo do estudo era saber até que ponto o ranking de escolas do Enem tem validade como indicador de qualidade escolar.
“O ranking atual serve mais para as elites do que para o governo e a sociedade, pois as escolas melhor colocadas são aquelas cujos alunos tiveram as melhores notas. Mas se a escola recebe no ensino médio um aluno bom cuja nota da prova também foi boa, significa que ela manteve a qualidade do aluno ao longo do período`, diz.
`Entretanto, quando a escola recebe um aluno péssimo, mas que na prova do Enem consegue um resultado mediano, significa que ela conseguiu melhorar o aluno ao longo dos anos, fato que atualmente não é considerado no ranking”, completa o pesquisador, que leciona Biologia para o ensino médio.
Para Travitzki, o ranking de escolas atual fornecido pelo Enem pode empobrecer a educação brasileira por dois motivos. “As escolas começam a se preocupar mais com os bons resultados em testes e podem começar a esquecer de outros elementos importantes para o aprendizado, como a inteligência emocional e a capacidade de trabalhar em grupo, por exemplo. O segundo ponto é que o ranking tende a aumentar as desigualdades, pois favorece as escolas que tiveram as melhores notas e prejudica as que tiveram notas ruins.”
A pesquisa está sendo realizada para o doutorado-sanduíche de Travitzki pela Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo) e pela Universidade de Barcelona, na Espanha. De abril a agosto de 2012, o pesquisador esteve na universidade espanhola onde trabalhou com os microdados do Enem coletados por meio do site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Os dados obtidos após o processo de filtragem são de cerca de 1 milhão de alunos para cada ano.
Travitzki analisou especificamente o questionário que os alunos respondem com informações sobre a situação sociocultural e econômica da família, como renda familiar e escolaridade dos pais, e que permite identificar o perfil dos participantes. Com base nesta análise, Travitzki está propondo um outro ranking de escolas para o Enem.
“A ideia é ranquear as escolas com base na nota do Enem de formas mais justas, equitativas, e informativas. O que eu proponho é um modo novo de olhar para o ranking”, destaca o professor. A divulgação do novo ranking deverá ocorrer em março de 2013, quando está prevista a defesa da tese.
Dentro da ótica do novo ranking, uma escola de periferia, que ocupa um lugar desfavorável no ranqueamento atual, pode ser muito melhor conceituada na análise realizada por Travitzki caso tenha alunos com uma boa pontuação no Enem.
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998, durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso com o objetivo de fornecer uma avaliação do ensino médio brasileiro. Na gestão do ex-presidente Lula (e que se estende aos dias atuais, na gestão da presidenta Dilma Rousseff), a nota do Enem passou a ser utilizada para a conquista de vagas em universidades privadas – via Prouni (Programa Universidade para Todos) por meio da concessão de bolsas de estudo em cursos de graduação -, e também na conquista de vagas em universidades federais brasileiras.
O ranking das escolas é divulgado desde 2006 e é baseado nas notas dos alunos no exame. A prova é composta por 45 questões de 4 áreas do conhecimento, totalizando 180 questões.

O FUTURO PERTENCE A DEUS

Estava lendo o livro o poder da mulher que ora e compartilho esta oração encontrada no livro capítulo 30.
Minha Oração a Deus
Senhor,
Coloco meu futuro em tuas mãos e peço-te que me dês absoluta paz quanto a ele. Não quero tentar garantir meu futuro com meus próprios planos. Quero estar exatamente dentro de teus planos, sabendo que tu me deste tudo de que preciso para o que se encon¬tra pela frente. Peço que me dês forças para perseverar sem desistir. Tu disseste que "aquele que perseverar até o fim, esse será salvo" (Mt 10:22). Ajuda-me a participar da corrida de modo a termi¬nar com forças e receber o prêmio que tu tens para mim (1 Co 9:24). Ajuda-me a estar sempre vigilante em minhas orações, pois não sei quando será o fim de minha vida (1 Pe 4:7).
Sei que teus pensamentos a meu respeito são de paz, para me dar um futuro e uma esperança (Jr 29:11). Sei que tu me salvaste e me chamaste com uma santa vocação, não de acordo com minhas obras, mas conforme tua própria determinação e graça (2 Tm 1:9). Obrigada, Espírito Santo, por estares sempre comigo e me guiares pelo caminho para que eu não me perca.
Conduze-me para um ministério poderoso que terá impacto so¬bre a vida de outras pessoas para teu reino e tua glória. Humilho-me sob tua poderosa mão, ó Deus, sabendo que me exaltarás em tempo oportuno. Lanço sobre ti toda a minha ansiedade, sabendo que tu cuidas de mim e não me deixarás cair (1 Pe 5:6,7). Estendo minha mão para tocar a tua no dia de hoje, a fim de que eu possa caminhar contigo rumo ao futuro que tens para mim.

As Promessas de Deus para Mim
Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Burcar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.
Jeremias 29:11-13

Plantados na Casa do SENHOR, florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor, para anunciar que o SENHOR é reto.
Salmo 92:13-15

Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundi¬dade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Romanos 8:38,39

Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai bri¬lhando mais e mais até ser dia perfeito.
Provérbios 4:18

Dispõe-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR nasce sobre ti. Porque eis que as trevas cobrem a terra, e a escuridão, os povos; mas sobre ti aparece resplandecente o SENHOR, e a sua glória se vê sobre ti.
Isaías 60:1,2


quarta-feira, 17 de outubro de 2012

HALLOWEEN NÃO É BRINCADEIRA

Introdução
O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.
História do Dia das Bruxas
A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.
Símbolos e Tradições

Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein.
As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.

Halloween no Brasil

No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.
Críticas
Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado. Para tanto, foi criado pelo governo, em 2005, o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro).
A comemoração da data também recebe fortes críticas dos setores religiosos, principalmente das religiões cristãs. O argumento é que a festa de origem pagã dissemina, principalmente entre crianças e jovens, ideias e imagens que não correspondem aos princípios e valores cristãos. As imagens valorizadas no Halloween são negativas e contrárias à pratica do bem.
A  Bíblia prediz com clareza que práticas desse tipo iriam aumentar e se expandir mundialmente nos tempos finais "Ora, o espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos alguns apostarão na fé, por obedecerem a espíritos enganadores e ensinos de demônios."( 1 Timóteo 4.1)
A festa de Halloween parece inocente, mas a realidade por trás dela é muito séria!!! Com brincadeiras, a humanidade é seduzida tornando-se receptiva a ensinos de demônios e sendo levada a endurecer seu coração diante de DEUS.
Tomem posição e mude a história do Halloween, coloquem roupas brancas, visitem as casas e digam: DEUS ABENÇOE ESTA CASA, DEUS ABENÇOE ESTA ESCOLA!!!!!

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O MESTRE DOS MESTRES

Amados colegas professores
Que Jesus abençoe na sua arte de ensinar, onde o maior currículo é o  A M O R!!!!!

domingo, 14 de outubro de 2012

O GRANDE MESTRE!!!!!

 

AMADOS PROFESSORES

PARABÉNS PELO NOSSO DIA, QUE JESUS ESTEJA SEMPRE NOS ABENÇOANDO.
Jesus: O maior professor da história!
No principal livro da vida: Deus é o autor, Jesus o seu grande tema, e a glória de Deus a sua finalidade...
Hoje, por ser considerado o Dia do Professor, decidi-me por falar acerca de Jesus e sua forma única e sublime de ensinar; além de ser o maior Mestre já conhecido pela humanidade, e do seu livro: A Bíblia Sagrada!
Sabemos que a Bíblia é um livro que contém a mente de Deus, a condição do homem, o caminho da salvação, e a felicidade para todos aqueles que meditam e praticam seus ensinamentos. Suas doutrinas são santas, seus preceitos são justos, suas histórias verdadeiras e suas decisões imutáveis.
Deus é o autor, Jesus o seu grande tema, e a glória de Deus a sua finalidade. É uma mina de riqueza, um paraíso de glória e um rio de prazer. Ela enche-nos a mente, governa o nosso coração e guia nossos passos por caminhos seguros, longe das trevas e do perigo.
Jesus usava atividades de aprendizado e demonstrava métodos notáveis de ensino. Ele programou a mente humana para aprender fazendo. O sistema sacrifical do Antigo Testamento era uma atividade de aprendizado. Os Evangelhos registram mais de 50 casos em que Jesus usou uma atividade como método de ensino. Vinte e quatro dessas atividades envolviam quatro ou mais dos cinco sentidos. Observe o seguinte: "Enchei as talhas com água"; "Lançai vossas redes ao mar". Jesus instituiu o batismo por imersão, o lava-pés e a Ceia do Senhor. Tudo isso constitui atividades de aprendizado.
É o verdadeiro mapa que conduz o viajante por caminhos de paz e luz, é o cajado do peregrino, a espada do soldado e o guia do cristão. É por meio dos ensinos de Jesus que obtemos a fé e entramos em contato com o sobrenatural de Deus. Através da prática de seus ensinamentos, os céus são abertos, as barreiras e obstáculos derrubados e a vitória alcançada. 
Contudo, é necessário mais do que o conhecimento de fatos para mudar uma vida. Por isso, o maior desafio do professor é ajudar os alunos a transferirem a verdade para a sua vida, sempre lembrando que a verdadeira fonte do saber vem lá dos altos céus.
O verdadeiro poder de transformar vidas encontra-se na Palavra do Deus vivo. E enquanto professores, nos mais diversos segmentos de nossas vidas, podemos entreter, impressionar ou mesmo inspirar, porém, é da Palavra viva que as pessoas necessitam mais. Que Jesus seja nossa principal referência na hora de ensinar, que possamos sempre ter em mente que Jesus respeitava seus ouvintes, os entendia e sempre agia de forma simples e humana, visando sempre o bem de todos...
 “Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento; minha é a fortaleza” (Pv 8.14).
Um grande abraço a todos os nossos amigos professores!
Equipe Sindinotícias: Volney Nascimento (Letras-Português / UFES).


PARABÉNS PROFESSORES!!!!!!!

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

TRANSTORNO DE APRENDIZADO


Dislexia ou discalculia: conheça alguns sinais que podem indicar transtorno de aprendizado
Tatiane Cotrim - UOL Educação - 11/10/2012 - São Paulo, SP
A dislexia é um transtorno no cérebro, em que o processamento das letras e dos sons acontece de maneira diferente. Por isso, o disléxico tem dificuldade para aprender a ler e escrever pelos métodos tradicionais. E, como o conhecimento na escola depende muito da leitura, os disléxicos têm uma dificuldade imensa em acompanhar a classe nas matérias.
Segundo a Associação Internacional de Dislexia, um em cada dez indivíduos apresenta sinais de dislexia, como ler muito devagar ou ler mal, não saber reconhecer as letras ou, ainda, trocar as letras nas palavras.
Confira uma lista com alguns sinais de que a criança, o adolescente ou o adulto possam ter dislexia ou discalculia (que afeta contas e números):
A criança é muito esperta, mas não consegue se dar bem na escola
O transtorno de aprendizagem acontece em crianças que geralmente possuem inteligência normal ou acima da média. Assim pode-se notar um claro desacordo com o potencial da criança e com o que ela consegue, de fato, fazer. Ela desenvolve muito rápido em outras áreas, mas fica estagnada na leitura ou com cálculos, por exemplo.
Aos sete anos, o estudante não reconhece letras ou palavras
Atraso para aprender a ler e escrever é o sinal mais conhecido. Em geral, a criança lê muito devagar e, como fica preocupada em identificar as palavras, ela não consegue compreender o que está lendo.
Uma criança com idade entre seis e sete anos que vai à escola e tem um bom professor, mas não consegue reconhecer letras e palavras isoladas, pode ter um transtorno específico da aprendizagem da leitura ou dislexia.
O diagnóstico da dislexia só é feito após os oito anos de idade, mas os indicadores de algo não vai bem podem ser levantados já no ensino infantil (4 a 6 anos). Ter problemas para se alfabetizar é um indicador importante de dislexia.
O aluno escreve palavras com sílabas faltando e com letras invertidas
Ser desorganizado no jeito de escrever (não respeitar as linhas do caderno); inverter a ordem das letras (escrever pata em vez de data, por exemplo) ou trocar a ordem dos números (colocar 1969 em vez de 1996) pode sinalizar que algo está errado.
O disléxico é muito desatento
Como tem dificuldade para compreender o conteúdo, a criança acaba ficando desatenta e evita ter de estudar. Ela não se sente capaz ou incentivada. Depois de alguns anos, no ensino médio, não é raro que o disléxico abandone a escola.
Crianças disléxicas têm dificuldades para fazer movimento de pinça
Essa é uma habilidade motora simples: unir o polegar com o indicador. Outra dificuldade pode ser amarrar os sapatos ou, ainda, não conseguem se alimentar sozinha utilizando talheres. Os disléxicos precisam de mais tempo e mais esforço que as outras crianças para aprender tarefas cotidianas que exijam o uso da coordenação motora.
A criança não consegue ser pontual
Como a medida de tempo é um problema para a pessoa com transtorno com números (discalculia), ela perde prazos com facilidade, deixa os trabalhos para a última hora e se atrapalha para ler as horas ou com os dias da semana e os meses do ano.
As crianças podem ter problemas em calcular o tempo que uma tarefa leva para ser feita. “Muito precocemente, ainda na primeira infância (0 a 3 anos), desenvolvemos a linha numérica, que é uma ordenação rápida e instintiva dos números. Para os que têm discalculia, essa representação é difícil”, esclarece Mônica.
Decorar um número de telefone é uma grande dificuldade
As crianças com discalculia têm dificuldades para entender a relação entre os números e sua representação na linha mental numérica. Tarefas simples como memorizar um número de telefone ou um endereço ou calcular um troco tornam-se muito difíceis.
A criança ou o adolescente tem baixa autoestima
Essa é uma conseqüência da dificuldade de aprender. O disléxico, principalmente se não tem o transtorno identificado, não compreende por que não consegue acompanhar o ritmo da escola ou dos colegas e se sente-se culpado, incapaz.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

COLHEMOS O QUE PLANTAMOS

Lembre-se de que todos colhem somente o que plantam. Por isso, semear amor, bondade, amizade, otimismo e pensamentos  positivos é a melhor prática. Então plante sementes boas, repletas de amor,
para colher frutos de alegria e felicidade. Senhor que as pessoas sejam terra fértil e que Tua vontade se realize e seja aceita na vida de todas as criaturas.
Cada pessoa recebe de acordo com o que oferece. Se der atenção e carinho, receberá o mesmo. Se for atencioso, colherá bondade a amor.
Quando espalhar amor, alegria e bondade, todos se sentirão bem, perto de você.
Lembre-se de que ninguém se aproxima  do espinheiro por causa dos espinhos, mas todos apreciam e gostam de ficar perto das flores, porque elas exalam perfume, beleza e alegram a nossa vida.
Não devemos permitir que alguém saia de nossa presença sem se sentir  melhor e mais feliz“.
(Madre Tereza de Calcutá)

CÉLULA O QUE É??????

AMADOS
PODEMOS ANDAR SÓS??? JAMAIS.....
VAMOS ANDAR JUNTOS, COMPARTILHAR, TROCAR SOMENTE ASSIM VAMOS CRESCER COMO SERES HUMANOS.
JESUS ME DEU O PRIVILÉGIO DE UMA CÉLULA INFANTIL EM MINHA CASA, NA QUAL TODAS AS TERÇAS-FEIRAS APRENDEMOS MAIS DE NOSSO JESUS.

ORAMOS, COMPARTILHAMOS ANSIEDADES, VITÓRIAS, DEBATEMOS ASSUNTOS PERTINENTES AO NOSSO MEIO E PRICIPALMENTE DESENVOLVEMOS NOSSA FÉ,  ATRAVÉS DA ORAÇÃO E ESTUDANDO A PALAVRA DE DEUS.
NESTA TERÇA-FEIRA HOUVE O PROJETO SAMUEL NOS QUAIS CRIANÇAS E PAIS COMPARTILHARAM MOMENTOS DE MUITA UNÇÃO DE DEUS.OS JUVENIS REALIZARAM UMA APRESENTAÇÃO PARA SEUS PAIS: MÚSICA CLAREIA DE THALES  E CONQUISTANDO O IMPOSSÍVEL.